Não não...não tem a ver com a cor do bolo!hehe
Desde que resolvi compartilhar com vocês as receitas que faço em minha cozinha, resolvi também abolir do meu vocabulário a palavra composta "bolo de caixinha". É o que costumo chamar em casa, pra mim mesma, de abolição da escravatura do bolo de caixinha.
Tenho me esforçado muito para testar receitas diferentes, de diferentes sabores e texturas. Tem dado certo! Nem Namorido, nem o pessoal do trabalho (sempre faço a receita de bolo grande e metade levo para os coleguinhas) e nem euzinha tenho achado ruim. Achava que seria mais prático usar bolo de caixinha, mas o tempo na cozinha e o trabalho na verdade não aumentam, mas o resultado é infinitamente melhor e satisfatório.
Essa receita tirei daqui e com certeza farei outras milhares de vezes quando não tiver uma opção melhor. O cacau no lugar do chocolate faz uma diferença gritante. Não fica aquela coisa doce que empapuça, não! Sem contar que esse bolo fica beeeeeem fofinho, quase desmanchando e meio molhadinho.
Uma xícara de café fresquinho...quentinho...vai bem demais!
Bolo de Cacau
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
Manteiga para untar
Chocolate ou cacau em pó para polvilhar
Modo de Fazer
Retire a manteiga da geladeira algumas horas antes para que esteja em temperatura ambiente na hora de fazer o bolo. É essencial que ela esteja molinha. Unte com manteiga uma forma redonda com furo no centro e polvilhe com chocolate ou o próprio cacau para não ficar aquela crosta branca no bolo que é pretinho.
Passe a farinha, o cacau, o fermento e o sal pela peneira e reserve. Bata a manteiga na batedeira até ficar bem fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Não se preocupe com o aspecto talhado da massa neste ponto. Diminua para a velocidade mínima e junte os ingredientes secos (farinha, cacau, fermento e sal misturados), em três adições alternadas com duas adições de leite ? comece e termine com a farinha. A cada adição, bata somente o necessário para que os ingredientes se incorporem à massa. Pare de bater e transfira para a fôrma untada e polvilhada. Nivele a massa girando a forma rapidamente sobre a mesa. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos, ou até que o palito saia limpo quando espetado no bolo.
Retire do forno e deixe na forma por mais 5 ou 10 minutos. Se desenformar o bolo muito quente tende a quebrar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário